sexta-feira, 26 de julho de 2013

[review] REVERENCE - when darkness calls (2012)


REVERENCE - when darkness calls
(Razar Ice Records - 2012)

Os REVERENCE não são nenhuma banda de amadores, nem de caras desconhecidas para os apreciadores de heavy metal, apesar deste ser o disco de estreia da banda! Formados por nomes ligados a bandas como Tokyo Blade, Savatage ou Jack Starr’s Burning Starr, a aposta aqui é, claramente, oferecer o melhor heavy metal possível aos ouvidos sedentos de bom sonoro! A missão parece ter sido cumprida com algumas doses de sucesso!

Concedo que nas primeiras voltas que dei neste disco, principalmente nos temas com maior ataque, a ideia de que esta banda me soava familiarmente próxima de uns Anthrax não me abandonou por completo mas, após mais umas rodadas, a atenção volta a ser focada apenas e só no que soam estes temas e na sua qualidade ou ausência dela! Mesmo que, quase ao cair do pano, ‘After The Leaves Have Fallen’, nos recorde de como os sujeitos do heavy metal gostam sempre de compor e incluir nos seus discos uma daquelas power-ballads de consistência melosa! Não havia qualquer necessidade de isto acontecer hoje em dia, pois não, rapazes?

O disco abre com o tema que lhe oferece o título, numa passada a cruzar os campos do power metal athrashalhado e, logo de seguida, ‘Bleed For Me’, segue-lhe o destino, marcando mais ou menos a toada para as restantes músicas, apesar do pé no acelerador de ‘Phantom Road’ e do fantasma de Anthrax assombrar o refrão de ‘Gatekeeper’ de uma forma verdadeiramente assustadora, mas num bom sentido! Pesando os temas seguintes e subtraindo a já mencionada power ballad, que dispensávamos, este colectivo de caras conhecidas acaba por apresentar uma estreia que talvez se aproxime daquilo que Bryan Holland tinha em mente quando formou os REVERENCE (“I wanted an album with a soaring vocalist, unstoppable riffs, screaming leads and crushing rhythms...”), no entanto, apenas o tempo poderá confirmar se estarão à altura dos seus critérios! --- [Rui Marujo]

Sem comentários: