terça-feira, 30 de julho de 2013

[review] BORG 64 - Anywhere But Here EP (2013)


BORG 64 - Anywhere But Here
(Discouraged Records - 2013)

A cena sueca transborda de melo death e não é o primeiro sítio de onde eu esperava ver sair uma banda com grandes níveis de experimentação e mistura de estilos, até ouvir BORG 64! O nome só por si levanta algumas questões, no entanto, nada a que um metaleiro não esteja habituado. A verdadeira confusão vem quando a música irrompe das colunas e enche o ar em picos espásticos e intercalados de distorção e psicadelismo. A verdade é que BORG 64 começou como um projecto de drum & bass nos finais dos anos 90, e algures no caminho os suecos sentiram falta de umas guitarras na mistura e resolveram acelerar a drum machine.
Depois de sete anos parados, BORG 64 entregam-nos um álbum daquilo a que chamam de pissed off hardcore (porque todos sabemos que o hardcore já por si é calminho) mas que sinceramente é difícil de descrever com etiquetas de géneros. 
Por vezes, BORG 64 até parece uma banda de grindcore (a voz não está longe do que se poderia esperar de J. R. Hayes em Pig Destroyer), e há momentos (como a intro de ‘Late Nights At Quarks’) em que realmente a veia hardcoreana se manifesta, mas num ápice a componente electrónica toma as rédeas e redefine o som que ainda à um segundo atrás poderia parecer familiar! ‘Luleå’, a última faixa do EP, é a de mais fácil acesso para os ouvidos acostumados ao canto familiar da música metalada, ainda assim, tal como nas restantes músicas, as surpresas abundam. Mas se a leitura desta review vos despertou a curiosidade e querem sentir todo o esplendor de BORG 64, saltem de cabeça para a primeira faixa, ‘Death To False Power Chords’.
Se procuram novidades para a vossa colecção ou têm uma ampla curiosidade musical, provem “Anywhere But Here”. Este não é um EP para qualquer gosto, mas para os que procuram quebrar algumas barreiras é um EP para ter em mente. --- [Diogo Alphonso]

Sem comentários: