terça-feira, 30 de julho de 2013

[review] ECLIPSE PROPHECY - days of judgement (2013)


ECLIPSE PROPHECY - days of judgement
(Maple Metal Records - 2013)

Misturando as diversas facetas do power-metal com algum tempero progressivo, é assim que se apresentam os ECLIPSE PROPHECY neste “Days Of Judgement”, disco lançado em Fevereiro passado, através da editora Maple Metal Records! Este é o primeiro album dos canadianos, depois de em 2012 terem gravado um single com os temas ‘Through The Storm’ e ‘Days Of Judgement’, que surgem agora incluídos no alinhamento deste álbum.

A influência progressiva mostra-se aqui, principalmente, devido à forma como algumas das partes de teclados foram compostas e introduzidas, para aumentar o factor melódico destes temas! Não que existisse uma necessidade tremenda de o fazer, uma vez que o trabalho de guitarras de David McGregor (guitarra/voz) e Martin Machado (guitarra solo) se encarrega de nos embalar melodicamente, quer sejam nos riffs que vão suportando os refrões orelhudos ou nos solos em que podem espalhar toda a sua técnica, mantendo-se fiéis ao objectivo de cada tema e não exagerando em demonstrações desnecessárias de tecnicismo!

As partes vocais estão, na sua maioria, dentro dos parâmetros habituais para este género, com algumas das tentativas para as notas mais altas talvez a soarem um pouco forçadas demais, principalmente se tivermos em consideração que, não raras vezes, McGregor opta por um registo com um pouco mais de gravilha no fundo da garganta! Consegue-se ainda espaço suficiente para incluir um vocalista convidado em ‘The Shattered Mirror’, com a presença de Patrick Loisel, vocalista dos também canadianos Augury, numa prestação death-metal, para reforçar o confronto que é retratado na letra desse tema!

Em resumo, apesar da etiqueta power-metal que os marca, existe aqui força suficiente para que se notem também algumas influências de géneros um pouco mais agressivos (guitarras por vezes thrash, blastbeats, vozes um pouco mais duras), que se misturam de uma forma descomplicada com as melodias e trabalho instrumental intrincado próprio deste estilo! --- [Rui Marujo]

Sem comentários: