sexta-feira, 26 de julho de 2013

[review] NORDHEIM - refill (2013)


NORDHEIM - refill
(Maple Metal Records - 2013)

As referências destes canadianos estendem-se um pouco através dos nórdicos campos do folk, das vozes que, em coro, elevam as mais valias do hidromel e da cidra e que cantam as paisagens montanhosas e os lagos gelados! Assumem-se estas referências como fazendo parte integrante do mesmo universo de Ensiferum, Finntroll, Korpiklaani, Turisas ou Alestorm! Este “Refill” é o segundo album desta banda, o primeiro a sair pela editora Maple Metal Records, depois de um primeiro disco auto-financiado em 2010, “Lost In The North”, e de uma demo em 2009!

Sabendo à partida quais os pontos cardeais que iríamos aqui encontrar, não foi surpresa nenhuma encontrar uma colecção de temas muito focados na melodia, apesar de esperarmos mais foco na parte folk festiva! Apesar de tudo, esse aspecto não é descurado e, por entre os vários argumentos explosivos de blastbeats suportando fragmentos de coros tipicamente folk aliados a uma entrega vocal muitas vezes próxima do black metal ou melodeath, lá vamos encontrando o balanço indicado para os brindes e danças pagãs de celebração! Em ‘Get Drunk Or Die Trying’, o potenciómetro da festa é elevado ao onze, com a participação dos convidados Trollfest que, directamente da Noruega, trouxeram as suas gargantas vikings para adornar este hino de celebração ao declínio hepático!

Mesmo que esteja aqui presente o aroma intenso a levedura, também não faltam momentos mais sérios e a tocar ombros com as entregas mais próximas do black metal melódico, isto em termos musicais, pois no que diz respeito à estética, os NORDHEIM encontram-se num lugar diferente! Temas competentes e bem estruturados, com os teclados a fazerem muitas vezes o papel de outros instrumentos habituais nestas andanças, mas oferecendo sempre uma moldura adequada à direcção pretendida em cada tema, este disco certamente encontrará aprovação entre os apreciadores das bandas referidas no início! --- [Rui Marujo]

Sem comentários: