sexta-feira, 26 de julho de 2013

[review] TORTORUM - extinctionist (2013)


TORTORUM - extinctionist
(World Terror Committee - 2013)

Se eu vos disser que os TORTORUM são noruegueses e vêm da cidade de Bergen, qual será a vertente de música pesada que vamos abordar nas linhas seguintes? Penso que não será difícil de perceber, que estamos perante uma banda de trve norwegian black metal, certo? Apesar desta designação em particular não ser utilizada pela banda, no fundo, sei que foi o que todos pensaram e a resposta é essa mesmo!

Que mais pode então ser dito acerca de black metal norueguês que ainda não tenha sido? Nem de propósito, ainda recentemente, em conversa com almas semelhantes, abordámos um pouco esta questão, o que dizer acerca de uma roda que já foi inventada, montada e viajada tantas e tantas vezes, mantendo a mesma objectividade e assertividade? Concluímos que, em muitos casos, ainda que as preferências pessoais possam estar presentes de forma dissimulada, será difícil não examinar um disco ou uma banda com base em algumas premissas e conceitos que abraçámos e tornámos nossos.

No presente caso dos TORTORUM, a dificuldade existe em atravessar o vago e estéril campo criativo que compõe estes nove temas, tornando-se um pouco complicado de encontrar uma margem onde possamos descansar um pouco e descobrir que estes noruegueses, afinal, também conseguem escrever coisas que chamem a atenção! Esta afirmação justifica-se com a opinião de que, brutalidade apenas por brutalidade não é suficientemente cativante para nos fazer regressar a estes temas!

Curiosamente, os momentos que mais prendem a atenção e que escapam à tentação bocejante do resto de “Extinctionist” encontram-se em três temas consecutivos, com ‘Kindling The World Conflagration’, ‘Fucking Worthless’ e ‘Gloria In Extinction’ a justificar o constante replay nesta parte do disco, para compensar o tempo que perdemos, por exemplo, com ‘Mother Infirmity’ que, de tão agonizantemente repetitiva, somos obrigados a saltar! --- [Rui Marujo]

Sem comentários: