terça-feira, 30 de julho de 2013

[review] GONOBA - endless cycles (2013)


GONOBA - endless cycles
(On-Parole Productions - 2013)

Existe certamente uma inside joke qualquer com estes eslovenos que explica o porquê de encontrarmos referência ao seu amor por camelos! Caramba, até mesmo o tema que encerra este disco se intitula ‘Camel Metal’! A sério, vejam as fotos do seu facebook, se não acreditam! O porquê desta estranha associação ficará, para já, reservada aos membros desta banda originária de Trzin que, apesar do que possa parecer, levam muito a sério as suas vestes encharcadas da quantidade certa de thrash, com o suficiente de death-metal!
Endless Cycles” é o segundo trabalho de originais e a estreia pela On-Parole Productions! Representa também uma afirmação no estilo de sonoridade que os GONOBA adoptaram, depois de um início orientado para um registo mais tradicional onde, ainda assim, o thrash-metal era figura de destaque! O que acontece agora é uma onda mais agressiva e com maior atenção aos detalhes e aspectos técnicos de composição! Acrescentam algo mais no departamento do peso, quando assumem algumas influências death-metal, talvez mais a nível musical, uma vez que o registo vocal de Matic Babic mantém-se bem enquadrado e seguro em ambos os lados da vedação! Pensem em Dew-Scented ou Destinity!
Um dos temas que mais nos prendeu a atenção foi ‘As Bridges Fall’, a merecer honras de repetição, enquanto se organizavam papéis e notas, mas deve ser salientada também a inclusão de dois instrumentais, ‘Inevitable’ e ‘Endless Cycles’, que funcionam enquanto verdadeiras peças instrumentais thrash e não como interlúdios ou intros! E se o press-kit falava em fantásticas linhas de baixo, não estava assim tão longe da verdade quanto isso, pois o senhor Branimir Tkalec demonstra dominar muito bem o poder das suas cinco cordas (‘Blame Game’)!
Com “Endless Cycles”, os GONOBA não vão revolucionar em nada o panorama, mas podem certamente contar com eles para acrescentar uma boa dose de qualidade e peso à cena thrash actual! --- [Rui Marujo]

Sem comentários: