quinta-feira, 10 de outubro de 2013

[review] BAXTER STOCKMAN – punter (2013)


BAXTER STOCKMAN – punter
(Elektro Recs / Full Contact / Kult Of Nihilow / Sideffect Recs - 2013)

É estranho, assustador e completamente fora de sítio. Não vou cair na armadilha elitista de dizer que só é musica até certo ponto, mas BAXTER STOCKMAN fazem-me ponderar sobre a questão! "Punter", o primeiro LP deste grupo da Finlândia, abre com a faixa do mesmo nome ('Punter') e esta por sua vez é composta pelo mesmo acorde a ser tocado intermitentemente durante mais de metade dos seus 3 minutos e 22! O que é de estranhar é que ainda assim, é difícil de acompanhar esta faixa, ou pelo menos bem mais do que aquilo que eu esperava.

Assim, sem mais nem menos (com umas variações no ritmo e um tom sinistro), BAXTER STOCKMAN tiram-nos da nossa zona de conforto, para que não possamos voltar até ao fim do álbum! O maior sucesso do grupo será com certeza a sua originalidade, já que não me consigo lembrar de absolutamente nada que alguma vez tenha passado pelos meus ouvidos e que se assemelhe de alguma forma ao lento e incansável assalto que é "Punter"! A voz é ora falada, ora gritada, mas sempre assombrosa! A guitarra enfeita o ar com notas arrastadas e acordes desconcertantes, enquanto o baixo e bateria ditam o ritmo que parece embalar a mente ao longo de uma viagem até ao fundo da proverbial toca do coelho.

O trio de Helsínquia diz que este é o rock'n'roll recriado segundo a sua visão pessoal, mas tudo acerca da sua musica faz lembrar uma instalação de arte contemporânea sobre o subconsciente, ou o abuso de substâncias, ou aquela vez em que o autor tinha cinco anos e viu um homem cometer suicídio... Se quiserem mergulhar no mundo de BAXTER STOCKMAN, espreitem o video de 'Labour', um belo exemplo do que podem esperar deste álbum, embora esta seja provavelmente a musica mais energética de entre as oito que o compõem.

Estes senhores estão de parabéns, "Punter" vai andar na minha mente durante algum tempo! --- [Diogo Alphonso]

Sem comentários: