sexta-feira, 26 de julho de 2013

[review] ETERNITY - pestiferous hymns rev. I-I-XXXIII (2012)


ETERNITY - pestiferous hymns rev. I-I-XXXIII
(World Terror Committee - 2012)

Confesso já aqui que não foi tarefa fácil ouvir este “Pestiferous Hymns Rev. I-I-XXXIII”! Assim, de repente, apenas posso depositar as culpas na minha desordem bipolar que facilmente é acometida por mudanças de humor de difícil tolerância! Quando se trata de ouvir black metal, os sintomas têm tendência a piorar e aí vamos nós numa espiral de caprichos imberbes!

Vejamos, ao pressionar o play e assistir ao desenrolar daquilo que me pareceu uma intro enorme, não consegui evitar o desejo sarcástico de agarrar num cronómetro e descobrir em quanto tempo é que este tema (‘Down To The Southern Abyss’) se iria transformar numa receita genérica: 3m54s foi quanto demorou até que os ETERNITY disparassem os blasts e passassem a soar a milhares de outras bandas de black metal! Na verdade, fiquei um pouco irritidado por os meus dotes de adivinhação não me terem desiludido, queria ser surpreendido e não embrulhado em papel pardo de mais-do-mesmo! Restava-me o conforto deste ser apenas o primeiro tema e que ainda havia tempo de encontrar a salvação um pouco mais à frente!

Uma espécie de redenção começou a surgir com ‘...Like 1000 Suns’, onde as linhas de guitarra se tornaram mais agradáveis e menos repetitivas, ao contrário do anterior ‘Temple Of Flesh’, apesar deste também não ser um tema totalmente descartável! O que me continuou a oferecer alguns pontos de desconforto prendeu-se com a duração dos temas, apenas um deles abaixo da marca dos 6 minutos e dois deles acima dos 8 minutos! Se bem que num ou noutro caso a composição assim o parecia pedir, na grande maioria das vezes as coisas pareciam apenas prolongar-se para lá do ideal. --- [Rui Marujo]

Sem comentários: