sexta-feira, 29 de março de 2013

SPACE MIRRORS – in darkness they whisper [review]


SPACE MIRRORS – in darkness they whisper
(Transubstans Records - 2012)

Antes de ouvir “In Darkness They Whisper” fui investigar um pouco esta banda russa de que ainda não tinha ouvido falar, tendo como alvo preferencial da minha curiosidade o género a que os moscovitas estariam mais próximamente ligados! A informação promocional mencionava space rock / metal e, a julgar por algum do artwork que a acompanhava, quando mergulhasse neste disco poderia muito bem ser sugado para um qualquer submundo psicadélico! Com o auxílio precioso da auto-estrada da informação, também fiquei a saber que existe quem estabeleça esta banda como dark metal ou uma qualquer outra ramificação progressiva!

Na verdade, depois de ouvir os temas de “In Darkness They Whisper”, podia muito bem colocar todas aquelas descrições dentro de um chapéu, adicionar-lhes mais algumas que possam por aí existir para descrever projectos que ultrapassam as linhas habitualmente aceites e, sem qualquer tipo de receio, começar a tirá-las novamente, uma a uma, pois todas elas estariam dentro da sombra provocada pela música dos SPACE MIRRORS!

Este disco inicia-se com uma passada quase new wave dark gothic e daqui para a frente dispara em quase todas as direcções, sem chegar realmente a abusar no peso ou velocidade, mas inserindo momentos de declarada esquizofrenia e psicadelismo, onde as teclas vão conferindo a tal vertente espacial e onde também existe lugar para flautas, saxofones, passagens jazz e letras que falam da geometria da bruxaria!! Decididamente, este não é um disco para todos os ouvidos! Quando chegamos ao seu final ficamos com a sensação de que algo de estranho acabou de acontecer. Sabemos que não foi mau, mas não estamos certos de que terá sido bom! [Rui Marujo]

Sem comentários: