quinta-feira, 21 de março de 2013

POMBAGIRA – maleficia lamiah (review)


POMBAGIRA – maleficia lamiah
(Black Axis Records - 2013)

Quando deparamos com uma banda inglesa que foi buscar o seu nome à mitologia religiosa brasileira, não podemos deixar de pensar até que ponto é que poderá a sua música ser influenciada por todas essas neblinas próprias dos contos mitológicos, sejam eles religiosos ou não! Acredito que, na música dos POMBAGIRA, exista algum desse universo desconhecido e fantástico, desafiante e assombroso, talvez não de uma forma directa nas palavras que surgem ao longo destes longos temas, mas não há dúvida que algo se esconde e aguarda nas curvas de “Maleficia Lamiah”!

Talvez sejam as imagens que estes nomes evocam e não deixam escapar sem serem lembrados, uma vez mais. Talvez seja a envolvência nebulosa oferecida pelas raízes doom de onde nasceram ramos psicadélicos de outras décadas, que quase podíamos jurar se terem perdido nas margens outrora percorridas por almas em busca de encontrarem o seu equilíbrio fora daquele limbo! Então, como saciar o apetite da serpente? Surjam as oferendas em forma de dentadas rock ambientais e influências que podem sussurrar outro Oriente! Surja a Natureza e a contemplação!

A voz da interpretação mais racional diz-me que, mais do que apenas dois temas, “Maleficia Lamiah” e “Grave Cardinal”, a música que aqui existe é formada por diferentes ideias, unidas por um único fio condutor, um mesmo caminho, um mesmo passo. Os POMBAGIRA poderiam ter optado por uma outra via, cortando os laços entre cada um dos momentos e apresentado-o como uma entidade diferente mas, ao escolher essa direcção na encruzilhada, muito provavelmente estaria aqui a falar de uma outra banda qualquer! (Rui Marujo)

Sem comentários: