quinta-feira, 21 de março de 2013

FATAL IMPACT – esoteria (review)


FATAL IMPACT – esoteria
(Nadir Music - 2012)

Com uma carreira praticamente a tocar na celebração das suas vinte primaveras, esta banda norueguesa regista aqui apenas o seu segundo disco de longa duração, algo que pode surpreender, mas também levantar um pouco o véu acerca do apertado crivo criativo que cerca os FATAL IMPACT! Esta é apenas uma suposição, alicerçada também no facto de que lhes levou praticamente nove anos até gravarem a sua primeira demo, se bem que, nos anos imediatamente seguintes, a ciclo de gravações teve continuidade com mais um par de demos, um EP e o disco de estreia, “Law Of Repulsion”!

Atribuir as responsabilidades ao elevado grau de exigência auto-imposto por estes músicos serve perfeitamente para justificar, não só a frequência de visitas a estúdio, mas também as cores com que se pinta a música desta banda. Transportar um estandarte heavy/power metal talvez não fosse suficientemente satisfatório para estes rapazes, pelo que decidiram impregnar a sua sonoridade com a grandiosidade dos arranjos sinfónicos, aliados a estruturas muito próprias do metal progressivo e arriscando mesmo algumas passagens mais directas, que tão frequentemente podemos encontrar sob a forma de riffs e estruturas mais próximas do thrash metal e mesmo um breve piscar de olhos ao black metal sinfónico, não só graças a um registo vocal mais agressivo, mas também devido às próprias melodias apresentadas no tema ‘The Arrival’!

Normalmente a corrente mais progressiva neste tipo de bandas faz-me tender para que me perca ao longo dos seus discos, com pouco sucesso em cativar a minha atenção, e confesso que o início meio inerte que os primeiros temas me estavam a oferecer faziam recear um desfecho dessa natureza, mas as suas voltas e curvas foram tornando este “Esoteria” mais agradável a cada nova audição! (Rui Marujo)

Sem comentários: