terça-feira, 22 de janeiro de 2013

XUL - malignance (2012)


XUL - malignance
(independente - 2012)

Para bandas que estão a tentar alcançar e firmar o seu lugar no meio underground, a frequência com que lhes são atribuídas características semelhantes a nomes estabelecidos na cena é enorme! Umas vezes por manifesto elogio, outras pela sobreposição que a sua sonoridade sugere, outras, apenas e só, para um exercício de localização, uma espécie de orientação para se saber concretamente do que estamos a falar!

Com os canadianos XUL, penso que a aproximação feita a nomes como Behemoth ou Dissection (citados na própria press-release), se prende muito com a inclinação elogiosa que deve ser feita a uma banda com este tipo de lançamento para um album de estreia! Sim, editaram um EP em 2010 (“Beyond Darkened Mountains”), mas este é o primeiro longa-duração e, é preciso dizê-lo, conseguido de forma independente!

Poderá não possuir a mesma dimensão em termos de produção ou aquela sonoridade absolutamente devastadora que a banda de Nergal tem apresentado a cada lançamento, mas também não está tão longe disso como possam pensar! Mas, mais importante que isso, a qualidade da música que estes canadianos criaram para este “Malignance”, está bem acima da média, podendo muito bem sustentar o nome dos XUL para futuras edições! Não são apenas nas fontes do death-metal blackenizado que estes temas vão beber, havendo também alguns detalhes mais thrash mas, no geral, a quantidade de bons riffs e excelentes transições que se vão ouvindo ao longo destes oito temas apenas servem para elevar a qualidade deste disco! (Rui Marujo)

Sem comentários: