segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

ROAD TO MANILLA – distance EP (review)


ROAD TO MANILLA – distance EP
(independente - 2012)

Tenho o ouvido e percepção formatados de uma forma que, por exemplo, quando leio uma descrição oferecendo o som de uma determinada banda como sendo hardcore melódico, o meu sistema de arquivo imediatamente carrega uma palete de nomes que facilmente pode ir de Propagandhi a Gorilla Biscuits, nunca me lembrando de actualizar os ficheiros com este tipo de melodia que os ROAD TO MANILLA assinam!

A rudeza destes temas faz esquecer o episódio de associação, uma vez que estamos perante uma banda que, ainda que possa ter uma ou outra inclinação aos canadianos na sua estrutura, se encontra num patamar onde se alia a agressividade sofrida de uma voz a uma base que tanto pode disparar em velocidades mais dinâmicas e aceleradas, como pode compassar a sua entrega com breakdowns suficientemente trabalhados e fugazes, capazes de evitar que estes dinamarqueses sejam manchados com uma associação a um ou outro género menos propício a veleidades criativas de heterogenidade.

Distance” compreende seis temas que parecem querer interpretar as lutas interiores de quem vestir a pele daquela voz que a dado momento de ‘1984’ vai gritando ‘We carry the weight of the world on our shoulders!!’! Pode soar demasiado definitivo ou inevitável mas, neste mundo, apenas à morte e aos impostos se concedem tamanhos títulos. (Rui Marujo)

Sem comentários: