segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

ALACE – nex superne (2012)

 
ALACE – nex superne (2012)
(independente - 2012)

Segundo uma rápida pesquisa efectuada aquando da audição deste álbum, "Nex Superne" significa qualquer coisa como a morte vem de cima, não tenho bem a certeza em que idioma é que esta tradução faz sentido mas, para todos os efeitos, fiquem sabendo que esta banda ALACE, vem da cidade de Kazan, Rússia!

Os rapazes de ALACE não formam exactamente uma banda novata, se tivermos em conta que os seus primeiros passos foram dados em 1999 e, ao que parece, até terem chegado a este trabalho, editaram 2 demos e um primeiro álbum chamado “Product”! Durante o decorrer desta última década têm tentado demarcar o seu território e assentar arraiais num estilo que tanto poderia oscilar para o lado de Deftones, como pender na direcção geral de Tool!

É um universo de peso, onde a originalidade é meio caminho andado para o reconhecimento, às vezes mais que o poder das próprias canções, mas, no caso de ALACE, o grande problema advém da enorme sobreposição que é feita às telas de Deftones! A verdade disto está de tal forma presente que, não raras vezes, damos por nós a pensar se não serão a mesma banda! Na maioria das vezes, a voz e frases vocais de Voe Waan assemelham-se tanto à de Chino Moreno que, por mais que seja feito o esforço, é impossível virar-mos a cara à colagem! O argumento da originalidade cai totalmente por terra.

Não se trata de uma questão de qualidade, no que diz respeito à composição, arranjos e apresentação dos 14 temas incluídos em "Nex Superne", nada disso! Apenas se torna muito mais complicado de olhar para a alma de uma banda que pisa exactamente os mesmos trilhos de nomes tão mediáticos como os que foram mencionados. (Rui Marujo)

Sem comentários: