segunda-feira, 3 de junho de 2013

AGE OF WOE - inhumanform [review]


AGE OF WOE – inhumanform
(Give Praise / Suicide Records - 2013)

Apesar de, nos últimos anos, as descrições que tendem a adjectivar alguma banda como sendo uma experiência híbrida entre o metal e o hardcore terem a tendência de fazer com que as pessoas queiram fugir desses desgraçados como o tinhoso foge da cruz, o certo é que temos assistido, mais recentemente, ao surgir de muitos projectos que se afastam dos chuga-chugas monótonos e dos breakdowns previsíveis e apostam, sobretudo, em criar riffs e ambientes inspirados no melhor que o thrash, death ou black-metal têm para oferecer para depois sujar tudo (no melhor dos sentidos), com aquele carvão próprio que o crust consegue oferecer a quem quer que esteja disposto a fazer música agressiva!

O facto desta banda vir da Suécia pode levar muitos a crer que se trata de mais uma boca a mamar na teta das guitarras injectadas de sangue de Entombed mas, na verdade, os AGE OF WOE demonstram que as ruas em Gotemburgo têm muitas transversais e diversos são os caminhos possíveis que uma banda pode percorrer! É possível ser-se adepto da velocidade suja, na mesma medida em que os momentos de balanço moderado também podem fazer parte da nossa agressiva forma de enfrentar o mundo que nos suja!

Uma banda que decide registar a base musical para um disco, tocando de forma directa, com todos os membros ao vivo, em estúdio e que o consegue fazer em apenas 4 dias, merece a nossa atenção, se não for pelo resultado alcançado, que o seja então pela audácia de trabalhar de uma forma que visa capturar a energia pura da música que fazem, porque é disso mesmo que se trata e é isso mesmo que importa! Estamos a falar aqui de um primeiro álbum, uma afirmação de intenções!

Pela parte que nos toca, seja nos momentos crust mais acelerados de ‘The King Of Thieves’ ou ‘The Antagonist’, no início mais thrash de ‘At First Light’ ou nos passos mais arrastados de ‘Cold Cycle’, o certo é que os AGE OF WOE nos mostram, sem rodeios ou jogos de espelhos, qual é a sua visão, qual é o seu caminho! É duro, pesado e, se poderá afastar muita gente, vai certamente atrair muito mais! --- [Rui Marujo]

Sem comentários: